É fácil tocar guitarra?

Nenhuma dúvida intriga mais o aprendiz... mas afinal, será que aprender a tocar guitarra é fácil ou tem que ter um dom? - Se você pensa que não tem talento para tocar guitarra... eu tenho uma boa notícia para te dar: - Você não precisa dele. Precisa ser obstinado, pois talento é uma habilidade que surte da dedicação, logo, quem determina o veredicto... é você!

É importante saber como estudar
É óbvio que dicas e truques ajudam, mas não são atalhos; se você não tiver um objetivo... não terá para onde progredir.

Gibson L6s - 1983Assuma estas estratégias que otimizarão o seu aprendizado:

  • Tenha um bom instrumento e muito bem ajustado;
  • Siga uma metodologia orientado por professor;
  • Trace um plano definido com metas realistas;
  • Programe seu tempo para estudar focado;
  • Pratique diariamente e com regularidade;
  • Dose seu tempo entre estudar e tocar;
  • Persista em cumprir cada estágio.

Conhecimento e Musicalidade
Conhecimento musical e musicalidade são fatores distintos que contribuem para a mesma finalidade... aprender Música. A teoria musical estabelece códigos visuais para simbolizar os conceitos sonoros, logo, quando você estiver estudando teoria não estará desenvolvendo musicalidade, mas assimilando intelectualmente, a linguagem e o conhecimento musical.

A musicalidade é estimulada ao expressar-se no instrumento, pois é uma habilidade que nasce da interação da memória cognitiva com a memória psicomotora. A assimilação do conhecimento musical se desenvolve na vivência musical, isto é, sucederá na transição do nível mental, que é teórico (representativo), para o nível corporal, que é prático (experiencial).

Só a prática correta produz habilidade
Antes de tudo, tocar é uma ação física, portanto será na prática que a aprendizagem estará literalmente em suas mãos. Técnica é a maneira como se executa um instrumento e habilidade é reflexo condicionado, ambas são interdependentes. O desenvolvimento da técnica é o fator mais importante para derivar habilidade, pois em Música você é o que você toca, mas tocará do modo como conceber, então comece praticando certo, não se consegue melhorar o que se aprende errado. Sua destreza sempre será proporcional a sua dedicação, logo, a constante afinidade com o instrumento é imprescindível, portanto, programe-se para estudar diariamente! A prática leva a perfeição, mas... desde que se pratique corretamente.

Sem ordem se limita o progresso
1) Ter muita motivação para aprender, sem ter critério para estudar, tende muito mais a confundir do que a esclarecer. 
2) Ter disposição para praticar, sem discernimento do processo no desenvolvimento técnico, irá refrear a sua habilidade.
É produtivo seguir uma metodologia supervisionado por um professor ao invés de acumular informações aleatoriamente, pois abreviar ou adiar o embasamento do aprendizado irá depender do que você estuda e também de como você pratica. Seja responsável pelo seu progresso, oriente-se para viabilizar o estudo sob um plano que faculte pleno desenvolvimento.

Músico nasce pelo ouvido
Treinar o ouvido musical não será só uma tarefa intuitiva, mas um desafio para afinar a sua sensibilidade perceptiva; um requisito que exige recursos visuais a fim de identificar e classificar as escalas, intervalos, acordes e estruturas rítmicas.

Gibson L6s - 1983
A aprendizagem musical é uma atividade regida por 3 fenômenos:

1) Percepção musical:
cognição auditiva com interação das impressões visuais e cinestésicas.

2) Noção teórica:
concepção mental que orienta como proceder para realizar.

3) Execução instrumental:
adaptação anatômica específica e destreza psicomotora para tocar.

Percepção, técnica e imaginação!
Para alcançar autonomia musical é necessário estar mental e tecnicamente preparado, com uma percepção bem apurada, conectando o ouvido ao instrumento para traduzir com as mãos aquilo que se imagina. Em outras palavras, a inteligência musical opera com sons para criar Música, numa linguagem que, para ser comunicada, ouvido, técnica e imaginação devem estar em sintonia, tanto para decifrar as propriedades sonoras... como para transmitir... expressar o que se cria.

Aprender a tocar é simples de entender o processo exigido, porém não é fácil de executar o necessário... mas é possível. No entanto, requer que o tal talento seja esculpido e lapidado com critério, disciplina, dedicação e regularidade diária. Não é porque as coisas são difíceis que não nos atrevemos... é porque não nos atrevemos que as coisas são difíceis... Enfim... seja talento ou vocação, sem ambição nada se começa e sem perseverança nada se completa, pois ninguém escolhe um dom, descobre o próprio dom... não pelo entusiasmo, nem pela opção, mas pela paixão... paixão pela Música.

Daril Parisi criando o Guia de técnica para Guitarra - 1982