Método Prático de Guitarra

O Guia de Técnica para Guitarra usa somente a tablatura, pois é a linguagem adequada para a instrução prática, já que representa o braço do instrumento, indicando as casas a pressionar, rotas a seguir e as técnicas a serem utilizadas.

Na primeira parte do método são expostos os estudos didáticos fundamentais, mapeados no braço para desenvolver uma visualização ampla, geral e dinâmica: exercícios psicomotores; modelos de digitação para execução de escalas e seus rudimentos; encadeamentos modais; estudo de intervalos; formação de acordes; tabela de acordes; progressões harmônicas; cadências e sistemas de afinação.

Na segunda parte são apresentados 20 temas em estilos diversos, transcritos para tablatura (Licks in tracks), sendo que cada um está gravado em 3 versões: tema, playback e solo, este último, com a guitarra no canal direito, o baixo no canal esquerdo e o ritmo em ambos. O cd também contém a biografia do autor. As trilhas foram compostas com os ingredientes do Guia de Técnica, não só para ensinar a aplicação dos estudos fundamentais transformados em frases musicais (Licks), mas para que se aprenda combinar articulações de ligaduras, inerentes à pronúncia melódica da guitarra: hammer-ons, pull-offs, slides, bends e vibratos.


Daril Parisi desembalando sua Gibson DeLuxe - 1980